ÀWÒ ARA DÚDÚ
FOTOLIVRO DIGITAL
O projeto intitulado “ÀWÒ ARA DÚDÚ” que significa Pele Preta, em Yorubá, objetivou a criação deste Fotolivro que leva o mesmo título, com seu lançamentono no dia 14 de abril. O projeto foi desenvolvido pela artista visual Alice Rodrigues e o artista Codiretor do projeto Igor Couto, que buscam em suas produções de criação desenvolver uma narrativa que põe em foco as pessoas pretas, com o intuito de valorizar o nosso fenótipo e a cor da nossa pele, para que promova representatividade e impulsione a reconquista do nosso lugar no mundo.
Para compor este Fotolivro, foram selecionades na convocatória do projeto, 7 artistas pretes baianos das 7 linguagens artísticas:
ARTES VISUAIS - IGOR RODRIGUES
AUDIOVISUAL - SALETE MASO
CIRCO - DRIELY ALVES
DANÇA - JOÃO PETRONILIO
LITERATURA - ROOL CERQUEIRA
MÚSICA - ZIATI FRANCO
TEATRO - FABÍOLA NANSURÊ
As fotografias realizadas em cada ensaio o qual foi dirigido por uma perspectiva poética sobre o corpo negro como protagonista da cena/mundo diante da linguagem de cada artista, contendo experimento corporal e sensorial, evidenciando narrativas singulares dentro da arte para agregar, compartilhar sua luta e resistência, assim compondo a produção.
A ação foi desenvolvida para viabilizar e expandir conhecimento, apreciar e estimular a afirmação da identidade artística das pessoas pretas, trazer a reconquista de si e uma dignidade autônoma, buscando a representatividade em suas expressões artísticas. Além disso, restituir o amor-próprio e orgulho que foram fragilizados pelas experiências traumáticas impostas pela situação pandêmica que o mundo atravessa.
Essa produção te convida para que ingresse conosco no processo de fortalecimento destes artistas pretos, a partir de uma viagem histórica e poética, onde resultou em capturas fotográficas a essência de cada artista, visando a representação do corpo preto com o intuito de expandir conhecimento e estimular a afirmação da identidade.
O projeto “ÀWÒ ARA DÚDÚ” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
TEASER DE LANÇAMENTO DO FOTOLIVRO DIGITAL
Sobre a autora
Sou Alice Rodrigues, multiartista que não cansa de descobrir caminhos para seguir. Artista Visual - Fotógrafa, Publicitária de formação (UCSAL), graduanda em Licenciatura em Dança (UFBA), Artista da Dança, Produtora e Videomaker. Busco em minhas áreas de conhecimento questionar: “onde está o protagonismo preto?”. Então, meu processo plural artístico de criação desenvolve uma narrativa que põe em foco as pessoas pretas, com o intuito de valorizar o nosso fenótipo e a cor da nossa pele, para que promova representatividade e impulsione a reconquista do nosso lugar no mundo. A arte de fotografar me proporciona a reconquista da autoestima e reconstrução da autoimagem preta.
Sobre o codiretor do projeto
Sou Igor Couto, homem preto, periférico, artista e aprendiz (“Busca contínua pelo conhecimento” – Nea Onnim No Sua A, Ohu). Cursei o Nível Técnico Completo (Técnico Profissionalizante em Dança), pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Coreógrafo, Arte educador e bailarino.Fotógrafo de Dança e Retratista que tem como objetivo capturar o que é singular e o poético. Graduando em Fisioterapia e Serviço Social, seu objetivo de estudo é a política de saúde da população preta.
DEIXE SEU CARINHO
COMENTE O QUE ACHOU DO FOTOLIVRO
Direitos Reservados